• 31/07/2019 22:56
Defesa

EUA designam Brasil como aliado prioritário extra-Otan

  • 31/07/2019 22:56
  • PorGazeta do Povo
    Donald Trump entrega camisa  personalizada da seleção de futebol dos EUA com o nome de Bolsonaro.
    Donald Trump entrega camisa personalizada da seleção de futebol dos EUA com o nome de Bolsonaro.| Foto: Alan Santos/PR

    Os Estados Unidos designaram nesta quarta-feira (31) o Brasil como um aliado prioritário extra-Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), após promessa do presidente americano Donald Trump ao presidente Jair Bolsonaro durante visita do brasileiro a Washington em março. Trump enviou um comunicado ao secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, para notificá-lo sobre a mudança.

    Em maio, a Casa Branca afirmou que a designação ocorreria em reconhecimento aos compromissos do governo brasileiro de aumentar a cooperação em defesa com os EUA e em reconhecimento ao interesse americano em aprofundar a coordenação de defesa com o Brasil.

    Na prática, a medida permitirá ao Brasil comprar com mais facilidade armas, equipamentos de defesa e tecnologia dos EUA. Outros 17 países têm status de aliado prioritário extra-Otan, incluindo Coreia do Sul, Austrália e Argentina. O Brasil é o primeiro país indicado por Trump a adquirir o status.

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.