A Força Aérea dos EUA conduziu, em 4 de agosto de 2020, teste de um míssil intercontinental.
A Força Aérea dos EUA conduziu, em 4 de agosto de 2020, teste de um míssil intercontinental.| Foto: AFP

Em meio às crescentes tensões registradas entre Estados Unidos e China, os países têm conduzido testes militares recentemente. A divisão de foguetes do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA) disparou dois mísseis – um DF-26 e outro DF-16 – durante um exercício, informou na terça-feira (4) o site oficial de notícias militares da China (www.81.cn). A data exata dos testes, porém, não foi confirmada.

O DF-26 tem alcance de 4 mil quilômetros e seria capaz de atingir Guam, território insular dos EUA localizado na região oeste do Oceano Pacífico. Já o DF-16 tem alcance mais curto, porém, mais preciso que o outro míssil. O PLA pretende usá-lo para atingir alvos no Japão, incluindo as bases militares norte-americanas localizadas em Okinawa.

O Comando de Ataque Global da Força Aérea dos Estados Unidos, por outro lado, afirmou ter lançado, na manhã de terça-feira (4), um míssil balístico intercontinental desarmado. O projétil foi lançado de uma base militar norte-americana na Califórnia e voou mais de 6 mil quilômetros antes de cair em uma área de testes dos EUA nas Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico.