Comandantes militares dos EUA e da Arábia Saudita vistoriam armas supostamente iranianas apreendidas com rebeldes houthis, em 18 de julho de 2019
Comandantes militares dos EUA e da Arábia Saudita vistoriam armas supostamente iranianas apreendidas com rebeldes houthis, em 18 de julho de 2019| Foto: Fayez Nureldine / AFP

O Departamento da Defesa dos EUA vai enviar 1.800 soldados adicionais para a Arábia Saudita, informou uma autoridade do Pentágono nesta sexta-feira (11). É um pequeno aumento da presença militar dos EUA no Oriente Médio, com o objetivo de impedir ações agressivas do Irã.

Os envios incluem dois esquadrões de caça, duas unidades de força aérea, duas baterias de mísseis Patriot e uma unidade de defesa aérea que opera um sistema de alta altitude conhecido como THAAD.

Os novos envios, somados a outros autorizados no último mês, aumentam em 3.000 o número de militares americanos no Oriente Médio. Desde os ataques contra campos de petróleo na Arábia Saudita, os EUA enviaram 14.000 militares adicionais e unidades do exército, marinha e aeronáutica estão prontos para o envio se for necessário.