O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou decreto que autoriza sanções contra autoridades e entidades da Turquia
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou decreto que autoriza sanções contra autoridades e entidades da Turquia| Foto: Nicholas Kamm / AFP

A Secretaria do Tesouro dos Estados Unidos informou que tomou ações contra dois ministérios e três altas autoridades do governo da Turquia em resposta à operação militar turca na Síria. “As ações do governo turco estão colocando em perigo civis inocentes e desestabilizando a região, inclusive comprometendo a campanha para derrotar o ISIS [Estado Islâmico]”, informou a secretaria em comunicado. As medidas foram anunciadas após o presidente Donald Trump ter assinado um decreto autorizando a imposição de sanções a pessoas e entidades envolvidas na operação.

O vice-presidente americano Mike Pence anunciou que viajará em breve para a Turquia para debater a Síria. Pence afirmou também que o presidente Donald Trump pediu que o presidente turco Recep Erdogan “parasse a invasão à Síria”.

São alvos das sanções americanas os ministérios turcos da Defesa Nacional e de Energia e Recursos Naturais. Os ministros turcos da Defesa Nacional, do Interior e da Energia também foram sancionados. Todas as propriedades e bens dessas pessoas que estejam nos EUA devem ser bloqueadas e denunciadas ao Tesouro. Pessoas e entidades que fizerem transações com esses alvos também estarão sujeitas a punições, segundo o governo americano.