Diosdado Cabello e EUA
O presidente da Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela (ANC), Diosdado Cabello, levanta um cartaz contra a intervenção dos EUA nas políticas da Venezuela| Foto: FEDERICO PARRA/AFP

Uma reportagem da agência Associated Press, pulicada nesta segunda-feira (19), revelou que os Estados Unidos fizeram "contato secreto" com o presidente da Assembleia Nacional Constituinte (ANC) da Venezuela e número dois do chavismo, Diosado Cabello, em um momento em que aliados próximos ao ditador Nicolás Maduro buscam garantias de que não enfrentarão processos por supostos abusos e crimes se cederem às crescentes demandas para uma transição de governo. A informação veio de um oficial sênior da administração Trump, que falou à AP em condição de anonimato.

Segundo esta fonte, Cabello, acusado de corrupção e tráfico de drogas pelos EUA, se encontrou com uma pessoa ligada à administração Trump no mês passado em Caracas, na Venezuela. Outra reunião estava sendo planejada. Não ficou claro, porém, se Maduro está a par das negociações. O oficial disse ainda que os EUA não estão propondo que Cabello assuma a posição de Maduro. O objetivo das conversas seria aumentar a pressão sobre o regime, contribuindo para um suposto racha entre os líderes chavistas. Outros contatos estão sendo feitos com altos oficiais do regime. Cabello não respondeu ao pedido de comentário da AP, mas um de seus assessores falou que os EUA têm o procurado "desesperadamente" para estabelecer contato e rejeitou que Cabello esteja, de alguma maneira, traindo Maduro.