Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e presidente dos EUA, Donald Trump, em encontro em Washington, EUA, em 19 de março de 2019 | Foto: Brendan Smialowski/AFP| Foto:

O governo dos Estados Unidos recusou apoio à tentativa do Brasil de ingressar na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), segundo reportagem da Bloomberg publicada nesta quinta-feira (10). A publicação teve acesso a uma carta, datada de 28 de agosto e enviada ao secretário-geral da organização, na qual o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, rejeita um pedido para discutir a ampliação do clube dos países mais ricos. Ele acrescentou ainda que Washington apenas apoiou as candidaturas da Argentina e da Romênia.

"Os EUA continuam a preferir a ampliação a um ritmo contido que leve em conta a necessidade de pressionar por planos de governança e sucessão", escreveu secretário de Estado.

A revelação vai de encontro com o que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia dito anteriormente. Na primeira visita oficial do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, à Casa Branca, Trump afirmou que apoiava a adesão do Brasil ao grupo de 36 membros, o que foi considerado uma vitória de Bolsonaro. Uma autoridade americana disse à Bloomberg que os EUA priorizam as candidaturas da Argentina e da Romênia devido aos esforços desses países em realizar reformas econômicas e o comprometimento deles com o livre mercado.