eua coronavírus
Nova York é um dos estados mais atingidos pela epidemia de coronavírus nos EUA| Foto: Angela Weiss/AFP

Os Estados Unidos podem se tornar o epicentro da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), alertou a Organização Mundial de Saúde nesta terça-feira (24). "Agora estamos vendo uma aceleração muito grande em casos nos EUA. Portanto, ele tem esse potencial [de se tornar o centro da pandemia]", disse a porta-voz da OMS Margaret Harris, segundo informou o jornal britânico The Guardian.

Até segunda-feira, os Estados Unidos tinham registrado mais de 46,8 mil casos de coronavírus e 593 mortes. O principal foco de atenção está em Nova York. Segundo levantamento feito pelo Financial Times, o estado está apresentando um aumento no número de mortos por Covid-19 mais acelerado do que a região italiana Lombardia, que atualmente é o centro da pandemia. São 210 mortes e mais de 25 mil casos no estado americano até agora.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse nesta terça-feira que o auge da doença está vindo mais rápido e será muito maior do que as autoridades pensavam. Ele também criticou o envio de apenas 400 respiradores mecânicos ao estado pelo governo federal, dizendo que Nova York precisa de 30 mil, quatro vezes mais do que tem atualmente, segundo a CNN.