Membros da Guarda Nacional da Veneuela participam de exercício militar no aeroporto Garcia Hevia, em La Fria, no estado venezuelano de Táchira, 10 de setembro de 2019
Membros da Guarda Nacional da Veneuela participam de exercício militar no aeroporto Garcia Hevia, em La Fria, no estado venezuelano de Táchira, 10 de setembro de 2019| Foto: Schneyder MENDOZA / AFP

O embaixador colombiano nos Estados Unidos, Francisco Santos, afirmou que os EUA garantiram que ajudarão a Colômbia em caso de um conflito armado com a Venezuela. Segundo Santos, os EUA ofereceram ajuda durante encontro entre o secretário de Defesa Mark Esper e o ministro de Defesa colombiano Guillermo Botero, na quarta-feira (11), em Washington. Em entrevista ao jornal colombiano El Tiempo, Santos falou ainda que a invocação do Tiar terá limites e deixou claro que a decisão não implica o uso da força.

O enviado especial dos EUA para a Venezuela, Elliot Abrams, já havia dito na terça-feira que se as tropas do regime chavista decidirem atacar pela fronteira com a Colômbia, o governo americano apoiaria o governo de Iván Duque.

"Os Estados Unidos não estão mais perto de um conflito militar com a Venezuela, mas me preocupa muito a fronteira entre Colômbia e Venezuela", disse Abrams em uma videoconferência de Bruxelas, onde estava para discutir a crise venezuelana com membros da União Europeia. "Essa situação é muito perigosa porque se há ataques transfronteiriços da Venezuela para a Colômbia, podemos esperar que os colombianos reajam. Obviamente apoiaríamos plenamente a Colômbia nessa situação".