Imagem ilustrativa (Reprodução/Pixabay)
Imagem ilustrativa (Reprodução/Pixabay)| Foto:

Os Estados Unidos e o Reino Unido acusaram, nesta quinta-feira (23), a Rússia de testar uma "arma anti-satélite" no espaço. O general General John W. Raymond, chefe da Força  Espacial dos EUA, disse que teste de um projétil teria sido realizado pelos russos em 15 de julho. Para Raymond, o episódio se trataria de "mais uma evidência dos esforços contínuos da Rússia para desenvolver e testar sistemas espaciais".

A manobra, segundo o general, seria consistente com a "doutrina militar do Kremlin", que defenderia o emprego de armas para colocar os ativos espaciais dos norte-americanos e de seus aliados em risco. O chefe da Força Espacial americana sustenta que a arma foi lançada de um dos dois satélites russos que no início de 2020 se aproximaram de satélites norte-americanos. O Ministério da Defesa russo, por sua vez, diz que os testes são pacíficos, voltados a verificar novas tecnologias de equipamentos espaciais.

O Reino Unido endossou a preocupação norte-americana quanto à suposta arma russa. O vice-marechal aéreo Harvey Smyth, chefe da diretoria espacial do Ministério da Defesa britânico, afirmou que "ações desse tipo ameaçam o uso pacífico do espaço (...). Apelamos à Rússia para evitar mais testes assim", disse Smyth, que também pediu à Rússia que continue trabalhando de forma a incentivar o "comportamento responsável no espaço".