O presidente dos EUA, Donald Trump (Drew Angerer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
O presidente dos EUA, Donald Trump (Drew Angerer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)| Foto: AFP

O governo dos Estados Unidos vai revogar a medida que tinha como objetivo deportar estudantes estrangeiros matriculados em instituições de ensino superior que  vão manter aulas somente na modalidade de Ensino a Distância (EAD)  no segundo semestre de 2020, devido à pandemia do coronavírus. Os EUA já contabilizaram 3,4 milhões de infectados pela doença no país e há registro de 137,6 mil mortes por Covid-19 no país.

O anúncio foi feito pela juíza Allison Dale Burroughs, do Distrito de Massachusetts, no Nordeste do país. Ela mediou o acordo firmado entre o governo e a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), instituições que entraram com ação judicial contra a medida na semana passada.

A medida havia sido anunciada pela Casa Branca no dia 6 de julho. A  alternativa apresentada na ocasião para que os estudantes permanecessem em território norte-americano era transferir a matrícula para faculdades que vão ministrar aulas presenciais. A determinação tinha como alvo estrangeiros que possuem os chamados vistos F-1 e M-1. Além de Harvard e do MIT, 17 estados e o Distrito de Columbia, onde fica a capital Washington, processaram o governo por conta da medida. 12 líderes de organizações cristãs também pediram a Trump que revogasse a norma.