EUA sancionam hackers da Coreia do Norte acusados de dezenas de ataques
| Foto: Pixabay

O governo do presidente americano Donald Trump sancionou nesta sexta-feira (13) um conhecido grupo de hackers da Coreia do Norte suspeitos de terem cometido dezenas de ataques cibernéticos pelo mundo, incluindo o ataque contra a Sony Pictures em 2014, quando um grupo exigiu o cancelamento da estreia do filme "A Entrevista", uma comédia sobre um plano para assassinar o ditador norte-coreano Kim Jong-un.

As sanções atingem o chamado Lazarus Group e outros dois subgrupos conhecidos como Bluenoroff e Andariel. O Departamento do Tesouro americano diz que os três são controlados pelo serviço de inteligência norte-coreano. Especialistas acreditam que o grupo tenha intensificado as atividades criminosas após a imposição de sanções da ONU contra a Coreia do Norte que efetivamente privaram o governo de receita.

O anúncio foi feito um mês depois de um painel da ONU ter dito que a Coreia do Norte roubou até US$ 2 bilhões de instituições financeiras e de operações com criptomoedas por meio de ataques cibernéticos, e que teria usado o dinheiro para financiar programas de armas de destruição em massa. A Coreia do Norte negou essas acusações.