protestos pró-impeachment de Trump
Pessoas se manifestam em apoio ao impeachment do presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington| Foto: Olivier Douliery/AFP

Enquanto a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos incia o debate sobre o impeachment do presidente Donald Trump nesta quarta-feira (18), centenas de pessoas devem comparecer em frente ao Capitólio dos EUA para pedir que os legisladores votem pelo fim do mantado do republicano. Na terça-feira à noite, milhares se reuniram e marcharam em diferentes estados. Grupos progressistas alegam que coordenaram mais de 600 eventos em todo o país.

"Nosso objetivo é mostrar a eles a diversidade existente no apoio ao impeachment", disse Reggie Hubbard, representante do Congresso e estrategista de Washington da MoveOn, a principal organizadora dos protestos. "Queremos que eles olhem para todo o país e percebam que isso não é partidário. Os únicos que o tornam partidários são os republicanos do Congresso".

A votação do impeachment de Trump nesta quarta-feira deve ser partidária, com democratas votando a favor e republicanos contra. Se a tendência se confirmar, Trump será impugnado, já que os democratas possuem maioria na Câmara dos Representantes. Porém, isso não representa o fim político de Donald Trump. Ele continuará sendo presidente do país e não será afastado, como ocorre no Brasil. O processo continuará no Senado, onde os republicanos são maioria e as chances de uma cassação definitiva de mandato são praticamente inexistentes, dada a importância política de Donald Trump para o Partido Republicano nas eleições presidenciais do ano que vem.