Brasil deixa lista de países não recomendados para turistas norte-americanos
Brasil deixa lista de países não recomendados para turistas norte-americanos| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Os Estados Unidos retiraram o Brasil e outros 88 países da categoria de destinos não recomendados para viagens, devido ao “mais alto risco” para Covid. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) do país atualizou a lista na segunda-feira (18). Agora, Brasil e outros países, como Reino Unido, França, Japão e Rússia, passam ao nível 3 das categorias, ou seja, “alto risco”. A principal recomendação para passageiros que tenham esses destinos é estarem vacinados contra a Covid-19.

Nenhum país ocupa o nível 4 atualmente. Segundo nota do CDC, a categoria passa a ser denominada "circunstâncias especiais", e será usada para territórios com escalada diária nos casos da doença, surgimento de novas variantes ou colapso no sistema de saúde. Até então, a classificação agrupava nações com mais de 500 novos casos diários por 100 mil habitantes, no último mês. O nível 2 da lista representa “risco moderado” e o 1, “baixo risco”.

Mesmo com a mudança, o CDC recomenda que passageiros norte-americanos evitem o Brasil e os demais países do nível 3, ainda que vacinados. Pessoas com doenças graves ou sistema imunológico mais frágil são incentivadas pelo órgão a adiar viagens para esses destinos.