Mulher usa máscara de tecido feita por costureiras da favela Vila Nova São Lucas, Belo Horizonte, 8 de abril. Autoridades de saúde recomendam o uso de máscaras de proteção para população em geral
Mulher usa máscara de tecido feita por costureiras da favela Vila Nova São Lucas, Belo Horizonte, 8 de abril. Autoridades de saúde recomendam o uso de máscaras de proteção para população em geral| Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP

A agência de saúde da União Europeia passou a recomendar o uso de máscaras em público também para a população geral que não tem sintomas de infecção pelo novo coronavírus. O uso de máscaras de proteção facial em público pode ajudar a reduzir a propagação da covid-19 na comunidade, "ao minimizar a excreção de gotículas respiratórias de indivíduos infectados que ainda não desenvolveram sintomas ou que permanecem assintomáticos", disse o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) em relatório publicado nesta terça-feira (8).

Anteriormente, a recomendação do ECDC sobre uso de máscaras era apenas para pacientes, profissionais de saúde e pessoas em contato com doentes. O relatório enfatiza que, diante da escassez de máscaras médicas, a prioridade deve ser dada aos profissionais da saúde, e que a população em geral pode usar máscaras de tecido, especialmente ao visitar locais cheios ou fechados, como mercados e transporte público.

O ECDC ressalta que o uso de máscaras é uma medida complementar de combate ao coronavírus e não deve substituir as outras medidas como distanciamento físico, higiene das mãos e evitar tocar o rosto, nariz, olhos e boca.

Com o avanço da pandemia de coronavírus, vários países já começaram a mudar de estratégia em relação às recomendações sobre o uso de máscara.