Planta para enriquecimento de urânio no Irã
Na primeira semana de 2020, o governo iraniano anunciou que não mais cumpriria o limite de enriquecimento de urânio estabelecido em acordo internacional| Foto: AFP

Alemanha, França e Reunido acionaram mecanismo de resolução de disputas do acordo nuclear firmado com o Irã. O anúncio foi feito em comunicado conjunto, divulgado nessa terça-feira, 14, depois de o governo iraniano ter anunciado que não mais cumpriria o limite de enriquecimento de urânio, imposto pelo acordo de 2015. Os países europeus reforçaram, porém, que não se juntarão aos EUA na campanha de pressão sobre o Irã.

A nota reforça que os países europeus não aceitam o argumento iraniano de que o programa nuclear e de enriquecimento de urânio nacional seja inteiramente pacífico. “Dadas as ações do Irã, ficamos sem opção que não seja registrar hoje nossas preocupações de que o Irã não está cumprindo seus compromissos”, destaca a nota em referência ao Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), assinado em 2015.

De acordo com o jornal The New York Times, ao acionar o mecanismo de disputas, o Irã recebe um prazo de 60 dias para negociações dos termos do acordo.