Ex-presidente boliviano Evo Morales acena ao desembarcar na Cidade do México
Ex-presidente boliviano Evo Morales acena ao desembarcar na Cidade do México| Foto: PEDRO PARDO/AFP

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales chegou à Cidade do México às 14h10 desta terça-feira (12), dois dias após a sua renúncia. "Me salvou a vida", disse Morales ao presidente mexicano, Andrés López Obrador, quem lhe concedeu asilo político.

"Pelo triunfo no primeiro turno das eleições de 20 de outubro, o golpe de estado começou. Três semanas se passaram e, infelizmente, a Polícia Nacional se juntou ao golpe político e cívico", disse Evo após aterrissar no aeroporto Benito Juárez, segundo. "Para que não haja mais fatos de sangue, mais confrontos, decidimos renunciar. O presidente do México salvou minha vida. Estamos muito agradecidos", disse ao chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, que o recebeu. Evo Morales também prometeu que "enquanto eu tiver vida, permaneceremos na política, enquanto eu tiver vida, a luta continuará".

A Secretaria de Relações Exteriores do México relatou dificuldades para transportar o ex-presidente boliviano pela América do Sul em seu avião da Força Aérea. Foi necessário negociar o uso do espaço aéreo com Paraguai, Peru, Brasil e Equador. A administração diplomática foi "como uma viagem pela política latino-americana e como são tomadas as decisões e os riscos", disse o chanceler.