Ex-presidente boliviano, Evo Morales
Evo Morales: promessa de formação de “milícias armadas do povo” se voltar ao poder na Bolívia| Foto: AFP

Se voltar ao governo boliviano, o ex-presidente Evo Morales irá formar “milícias armadas do povo”. A declaração foi divulgada neste domingo, 12, pela rádio pública boliviana Rádio Kawsachum Coca (RKC). Atualmente, Morales está exilado na Argentina.

“Se eu voltar, teria que organizar, como na Venezuela, milícias armadas do povo”, afirmou o ex-presidente, que renunciou o poder em novembro, após denúncias de fraude eleitoral. Em entrevista à agência Reuters, ele confirmou o anúncio alegando que a população tem o direito de se defender caso seja atacada pelo governo. Também reforçou que a declaração não se referia ao armamento da população, mas ao apoio a grupos de defesa.

“Não estamos falando de armas, mas algo parecido com estilingues. Em algumas épocas, (esses grupos) foram chamados de milícias; em outros tempos, eles foram chamados de segurança sindical ou polícia sindical e em outros locais são chamados de guarda comunal. Não é algo novo”, destacou o ex-presidente.

Evo Morales renunciou à presidência da Bolívia no dia 10 de novembro de 2019. O anúncio foi feito pela televisão, em rede nacional, após quase 14 anos no poder. Na ocasião, a Organização dos Estados Americanos (OEA) havia encontrado sérias irregularidades nos resultados das eleições de outubro, que colocariam Morales novamente no poder.