Fachada do prédio da empreiteira Odebrecht. Nelson Almeida/AFP
Ex-chefe da Odebrecht no Peru revela nomes de suspeitos de terem recebido propina| Foto: Nelson Almeida/AFP

O ex-chefe da Odebrecht no Peru, Jorge Barata, revelou nesta quarta-feira (2) algumas das identidades dos 71 "codinomes" que aparecem em planilhas da empreiteira para pagamento de propina. O depoimento, conduzido na sede do Ministério Público Federal em Curitiba, durou cinco horas. O inquérito está sendo conduzido por promotores peruanos.

"Foram revelados alguns 'codinomes', algumas identidades, mas especificamente não posso fazer nenhum comentário. Nós fazemos uso estratégico dessa informação", disse o procurador da Lava Jato peruana, Rafael Vela, ao jornal peruano El Comercio após o depoimento de Barata. Os interrogatórios continuam até a sexta-feira (4).

O Peru passa por uma grave crise constitucional, após o presidente Martín Vizcarra ter anunciado a dissolução do Congresso nesta semana, em meio à disputa entre os poderes Executivo e Legislativo do país.

O escândalo da Odebrecht atingiu quatro ex-presidentes do Peru: Pedro Pablo Kuczynski, que cumpre prisão domiciliar; Alejandro Toledo, que aguarda decisão sobre sua extradição dos EUA; Ollanta Humala, que responde em liberdade após a promotoria do Peru pedir pena de 20 anos de prisão; e Alan García, que se suicidou em abril antes de ser preso preventivamente por envolvimento no escândalo.