Ex-presidente da Coreia do Sul é libertada após quase cinco anos de prisão
Park Geun-hye havia sido condenada a 32 anos de prisão por ter participado de um esquema de corrupção envolvendo grandes empresas| Foto: Serviço de Informação e Cultura da Coreia do Sul/Divulgação

O atual presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, concedeu, nesta sexta-feira (31), perdão especial à ex-presidente do país Park Geun-hye, condenada em 2016 a 32 anos de prisão por ter participado de um esquema de corrupção que envolveu grandes empresas coreanas, dentre elas a Samsung.

Park, que estava próxima de completar cinco anos detida, tem 69 anos e sofre de dores crônicas. Ela está atualmente internada em um hospital e ainda não deixou o local após o anúncio de sua libertação.

O atual presidente coreano disse que o perdão concedido a Park Geun-hye tem como objetivo "superar nosso passado infeliz e promover a unidade nacional". O ato, entretanto, ocorrido perto das eleições na Coreia do Sul, que serão realizadas em 9 de março, é visto por analistas políticos do país como uma jogada política. A corrida presidencial deve ser acirrada entre o Partido Democrata, liderado por Moon Jae-in, e o Partido do Poder do Povo, ao qual pertence Park Geun-hye e do qual simpatizantes mobilizavam protestos pela libertação da ex-presidente há vários dias.