explosão equador
Explosão em Guayaquil, no Equador, deixou 5 mortos.| Foto: Reprodução/Twitter

Ao menos cinco pessoas morreram e outras 16 ficaram feridas após a explosão de uma bomba no bairro Cristo del Consuelo da cidade de Guayaquil, no sudoeste do Equador, informaram as autoridades neste domingo. O Serviço Nacional de Gestão de Risco e Emergências do Equador (Sngre) informou no Twitter que oito casas e dois veículos também foram destruídos pela explosão, que ocorreu na madrugada.

Segundo a entidade, a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros continua a remover os destroços no local da detonação. Embora ainda não tenha sido fornecida nenhuma informação oficial sobre as causas da explosão, a versão que circula em redes sociais é que pessoas desconhecidas jogaram uma bomba no local, como parte de um confronto entre gangues que lutam pelo controle do tráfico de drogas na cidade.

O ministro do Interior, Patricio Carrillo, também comentou o incidente no Twitter, chamando a ação de "uma declaração de guerra ao Estado". "Os mercenários do crime organizado, que há muito tempo narcotizam a economia, estão agora atacando com explosivos. Não é um problema apenas da polícia nacional. É uma declaração de guerra contra o Estado. Ou nos unimos para enfrentá-lo ou o preço será ainda mais alto para a sociedade", acrescentou Carrillo.