facebook austrália
O Facebook disse, em 23 de fevereiro, que suspenderá a proibição de compartilhamento de notícias em sua plataforma na Austrália “nos próximos dias”| Foto: Josh Edelson/AFP

Após de cinco dias de suspensão, o Facebook voltou a permitir o compartilhamento de notícias na rede social na Austrália e vai restaurar os perfis de veículos de comunicação nos próximos dias. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (23), depois que a big tech fechou um acordo com o governo australiano sobre uma controversa proposta de lei que prevê que Facebook e Google paguem uma espécie de royalty à imprensa por notícias que circulam em suas plataformas.

De acordo com o secretário do Tesouro da Austrália, Josh Frydenberg, o chefe executivo (CEO) do Facebook, Mark Zuckerberg, disse a ele que a companhia pretende fechar acordos comerciais com os veículos de comunicação da Austrália para pagar pelo conteúdo noticioso. Em troca do comprometimento e da restauração do compartilhamento de notícias no Facebook, será incluída na lei a exigência de uma rodada adicional de negociações entre as duas partes – big techs e empresas de comunicação – antes que uma mediação vinculativa seja iniciada.

A nova versão também reconhece o valor da rede social para as empresas de mídia – ao usá-la para distribuir conteúdo e direcionar o tráfego para os sites dos próprios veículos – e garante ao Facebook o poder de decidir se as notícias circularão ou não em sua rede. O Facebook afirmou nesta terça-feira que está satisfeito com as alterações na proposta de lei, discutida no Senado australiano.

Entenda: Por que o Facebook bloqueou compartilhamento de notícias na Austrália