Caixa com ivermectina, um dos medicamentos usados no chamado “tratamento precoce” da Covid-19.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

A empresa farmacêutica japonesa Kowa divulgou nesta segunda-feira (31) que o medicamento ivermectina mostrou um “efeito antiviral” contra a variante Ômicron do coronavírus em pesquisa não-clínica conjunta. O grupo, que está trabalhando em parceria com a Universidade Kitasato - uma universidade de medicina em Tóquio -, não forneceu mais detalhes.

A notícia sobre a possível eficácia da ivermectina no tratamento à Covid-19 foi inicialmente divulgada pela agência internacional Reuters que, em poucos minutos, alterou o título e o texto original, removendo a referência ao termo "eficácia" do medicamento em ensaios clínicos de fase três. A mudança está indicada no texto, que afirma que os ensaios clínicos estão, na verdade, em andamento.

Por enquanto, o medicamento não é aprovado para o tratamento de Covid-19 no Japão. Nos Estados Unidos, a FDA também emitiu alertas contra seu uso.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]