Dr. Anthony Fauci, assessor da Casa Branca, em audiência em comitê do Senado, 30 de junho de 2020
Dr. Anthony Fauci em audiência com comitê do Senado dos EUA, 30 de junho de 2020.| Foto: Al Drago - Pool/ Getty Images/ AFP

Principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos e diretor do Instituto Nacional de Alergias e Infecções, Anthony Fauci fez um alerta contra a reabertura de escolas em locais que são epicentros da pandemia do novo coronavírus.

Em videoconferência realizada nesta segunda-feira (3) com médicos e estudantes de medicina do Centro Médico Dartmouth-Hitchcock de New Hampshire, o especialista disse que embora a ideia padrão do país seja que as crianças voltem à escola em setembro, isso não corresponde à realidade da pandemia.

“Dizer que toda criança precisa voltar à escola é não perceber o fato de que temos uma diversidade de atividades virais”, afirmou Fauci, que destacou que determinadas áreas podem apresentar um nível do vírus tão alto que não seria prudente deixar as crianças voltarem às atividades escolares presenciais.

O presidente Donald Trump e os principais assessores da Casa Branca consideram que Fauci “cometeu muitos erros”. O líder do Executivo norte-americano defende o plano de volta às aulas, ameaçando reter verba federal se os distritos escolares não reabrirem as escolas no próximo semestre letivo, que terá início em setembro.