Americanos a partir de 18 anos vacinados com imunizantes da Moderna e da Pfizer/BioNTech poderão receber dose extra seis meses após conclusão do ciclo primário
Americanos a partir de 18 anos vacinados com imunizantes da Moderna e da Pfizer/BioNTech poderão receber dose extra seis meses após conclusão do ciclo primário| Foto: EFE/EPA/ROBERT GHEMENT

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de produtos de saúde dos Estados Unidos, autorizou nesta sexta-feira (19) doses de reforço das vacinas da Moderna e Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 para todos os americanos de 18 anos ou mais que completaram o ciclo primário de vacinação com qualquer imunizante aprovado no país.

Antes, a FDA já havia permitido dose de reforço para todos os adultos vacinados com o imunizante da Janssen. Para as vacinas da Moderna e Pfizer/BioNTech, a FDA antes havia autorizado a administração de doses de reforço apenas para pessoas com 65 anos de idade ou mais, de 18 a 64 anos com alto risco de desenvolverem quadros graves de Covid-19 e de 18 a 64 anos de idade com exposição frequente ao Sars-CoV-2 devido à sua profissão.

Com a decisão anunciada agora, para todos os americanos com 18 anos de idade ou mais, os imunizantes da Moderna e da Pfizer/BioNTech podem ter aplicada uma dose de reforço pelo menos seis meses após a conclusão da série de vacinação primária com alguma das duas vacinas. No caso dos vacinados com Janssen, o intervalo é de pelo menos dois meses após a conclusão do ciclo de vacinação primário.