vacina johnson
A vacina da Johnson & Johnson é altamente eficaz contra Covid-19 grave, afirma a FDA| Foto: JUSTIN TALLIS/AFP

A FDA, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, confirmou nesta quarta-feira (24) a eficácia e segurança da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Johnson & Johnson, a primeira de dose única a ser analisada pelo órgão. Os testes clínicos, que envolveram 44 mil pessoas, mostraram que o imunizante oferece proteção em 66% dos casos moderados e graves da doença. Nos Estados Unidos, os testes apresentaram uma eficácia maior (72%) do que os realizados no Brasil (66%) e na África do Sul (57%).

O relatório abre caminho para que a vacina da Johnson & Johnson seja aprovada pela FDA ainda nesta semana. Se isso se confirmar, será o terceiro imunizante autorizado para uso emergencial nos EUA. A vacinas da Pfizer e da Moderna, que requerem a aplicação de duas doses, foram autorizadas no fim do ano passado.

A Johnson & Johnson se comprometeu a entregar 20 milhões de doses da vacina compradas pelo governo dos Estados Unidos até o fim de março. As outras duas companhias, Pfizer e Moderna, devem entregar doses suficientes para vacinar 100 milhões de americanos até o fim do primeiro trimestre.