argentina fernandez
Presidente da Argentina, Alberto Fernandez| Foto: Divulgação/Casa Rosada/AFP

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou que espera uma mudança política no Brasil, ao participar de um evento virtual do Partido dos Trabalhadores (PT) nesta segunda-feira (22). "Entendo que a América Latina está revertendo o que se viu nos últimos anos. Essa mudança começou pela Argentina e Bolívia e seguramente seguirá ao Equador", disse o presidente argentino, referindo-se às vitórias eleitorais da esquerda nos países citados – no Equador em primeiro turno. "Tenho plena confiança de que o Brasil também vai rever o que está acontecendo", acrescentou Fernández em uma mensagem gravada.

Segundo a agência de notícias EFE, Fernández também reforçou que acredita que o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva é inocente das acusações de corrupção pelas quais foi condenado. Ao comentar a relação com o presidente brasileiro, Fernández disse: "O Brasil votou no Bolsonaro e é direito deles. Como é meu defender Lula. Enquanto isso, Brasil e Argentina são parceiros estratégicos e isso não deve mudar".

O presidente Jair Bolsonaro, que deve concorrer à reeleição no ano que vem, também já provocou o mandatário do país vizinho em várias ocasiões. Nesta segunda, ele publicou em seu Twitter a imagem de uma reportagem do jornal O Globo com o título "Epidemia de desilusão: classe média alta argentina busca no exterior saída para a crise". Apesar da troca de farpas e das diferenças ideológicas entre os presidentes, há um esforço diplomático para melhorar a relação econômica entre Brasil e Argentina.