portland
Agentes federais usam gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes em frente a um tribunal federal em Portland. Imagem de julho de 2020.| Foto: Mason Trinca/Getty Images/AFP

O governador da Flórida, Ron DeSantis, do Partido Republicano, anunciou nesta segunda-feira (21) uma proposta de lei que tem como objetivo penalizar de forma mais dura quem praticar atos violentos durante manifestações. Pela nova legislação, pode ser acusada criminalmente qualquer pessoa que participe de um protesto que resulte em danos materiais ou ferimentos, que obstrua o tráfego de veículos durante um protesto não autorizado, que derrube um monumento ou destrua propriedades públicas durante uma manifestação violenta.

O texto também considera contravenção assediar pessoas em locais como restaurantes durante uma manifestação violenta. “Você vê vídeos com pessoas inocentes jantando e esses lunáticos enlouquecidos gritando com elas e intimidando-as. Você não vai fazer isso no estado da Flórida”, afirmou o governador, que também propõe uma pena de prisão de no mínimo seis meses para quem agredir um policial durante um protesto.

Apesar de a Flórida não ter registrado protestos violentos como os verificados no Oregon e em Wisconsin, por exemplo, DeSantis disse que quer ter certeza de que esse tipo de manifestação não vá ocorrer no estado que ele governa. Ainda não há data para os parlamentares do estado apreciarem a proposta, já que a legislatura da Flórida não vai começar sua sessão anual de 60 dias até março de 2021.