Segundo a Ucrânia, mais de 2 mil civis morreram em apenas 7 dias de invasão russa no país.
Segundo a Ucrânia, mais de 2 mil civis morreram em apenas 7 dias de invasão russa no país.| Foto: STATE EMERGENCY SERVICE OF UKRAINE

O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou nesta quarta-feira (9) o desembolso de US$ 1,4 bilhão em ajuda de emergência à Ucrânia, e alertou que a guerra provocará uma "profunda recessão" no país.

O valor aprovado pelo Fundo corresponde ao solicitado pelo governo ucraniano e servirá para "mitigar o impacto econômico" da guerra iniciada pela Rússia, informou o FMI em comunicado. "As necessidades de financiamento são grandes, urgentes e podem crescer significativamente à medida que a guerra continuar", disse a diretora-gerente da instituição, Kristalina Georgieva, na nota.

"A trágica perda de vidas, os enormes fluxos de refugiados e a enorme destruição de infraestrutura e capacidade produtiva estão causando sério sofrimento humano e levarão a uma profunda recessão este ano", advertiu.
O FMI explicou que as autoridades ucranianas cancelaram o programa de empréstimos que tinham com a agência, alcançado em 2020 e do qual ainda havia cerca de US$ 2,2 bilhões a serem repassados.

Nesse sentido, a Ucrânia manifestou "sua intenção de trabalhar com o FMI" para substituir aquele programa por um mais "apropriado" à luz da situação atual, que visa "reabilitação e crescimento, quando as condições o permitirem", explicou o Fundo.