FMI vê possibilidade de calote da Rússia devido às sanções econômicas
| Foto: EFE/EPA/ANDREY GORSHKOV / KREMLIN POOL/SPUTNIK MANDATORY

O Fundo Monetário Internacional (FMI) cogitou nesta quinta-feira (10) a possibilidade de a Rússia dar um calote devido às sanções econômicas impostas por diversos países devido à invasão à Ucrânia, e alertou que a economia russa já está se contraindo e se aproximando de uma recessão profunda.

"O calote da Rússia já não é um acontecimento improvável", disse a diretora gerente do FMI, Kristalina Georgieva, em reunião online com jornalistas para discutir as implicações financeiras da guerra na Ucrânia. Georgieva observou que o que determinará a força da recessão na Rússia será a duração da guerra e as sanções, assim como a possibilidade de estas serem ainda mais endurecidas e afetarem as exportações de energia.

A diretora ainda explicou que o escritório do FMI em Moscou está fechado, que a entidade não tem operações em andamento com a Rússia, e que os fundos de reserva são virtualmente inacessíveis ao país devido a sanções por parte de outros países.

Sobre uma hipotética expulsão da Rússia do FMI, Georgieva explicou que a única forma, dentro dos estatutos da instituição, de expulsar um membro é a violação das suas obrigações financeiras, algo que não foi feito até o momento. O FMI realizou esta reunião um dia após o seu conselho executivo ter aprovado US$ 1,4 bilhão em ajuda de emergência à Ucrânia, advertindo que a guerra provocará uma "profunda recessão" no país.