Agricultores protestam contra Macron na França
Agricultores franceses estacionam seus tratores no anel viário parisiense em protesto contra governo Macron| Foto: GEOFFROY VAN DER HASSELT / AFP

Agricultores franceses levaram mais de mil tratores para as ruas de Paris nesta quarta-feira (27), em protesto contra políticas adotadas pelo governo do presidente francês, Emmanuel Macron, que, segundo eles, ameaçam seus meios de subsistência. Algumas ruas da capital foram bloqueadas, segundo a agência Reuters.

Os agricultores exigem uma reunião com Macron para expressar suas queixas. Uma delas é o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, pois eles temem que os produtos agrícolas franceses percam competitividade frente aos produtos sul-americanos que chegarão ao mercado europeu se o acordo entrar em vigor.

Os produtores rurais franceses também criticam as restrições impostas ao uso do glifosato, comumente utilizado na formulação de herbicidas, e reclamam de ataques direcionados à categoria por parte de ativistas do bem-estar animal e do meio ambiente.