Abate de aves na Dinamarca em janeiro
Abate de aves na Dinamarca em janeiro| Foto: EFE/EPA/MADS CLAUS RASMUSSEN

A França abateu 16 milhões de aves em granjas, para tentar combater um surto de gripe aviária que vem afetando o setor avícola do país desde o final do ano passado. Fontes do Ministério da Agricultura divulgaram os números nesta segunda-feira (2) e disseram que havia alguns sinais de contenção da epidemia.

Entretanto, com os dados atualizados até sexta-feira (29), houve 1.364 surtos em granjas e 46 casos em animais silvestres. A primeira contaminação dessa onda de casos foi detectada em uma fazenda de galinhas poedeiras no departamento Nord, perto da fronteira com a Bélgica, em 26 de novembro.

No dia 16 de dezembro foi confirmado um primeiro surto no sudoeste do país, em uma granja de patos no departamento de Gers.  A gripe aviária espalhou-se nas semanas seguintes em duas áreas da região da Nova Aquitânia, uma próxima à fronteira com a Espanha, nos departamentos de Pyrénées-Atlantiques, Hautes-Pyrénées, Landes e Gers; e uma segunda mais ao norte, ao redor de Dordogne e Lot.

O terceiro grande foco, e o mais importante de todos até agora, é a costa atlântica, especialmente nos departamentos de Vendée e Loire-Atlantique.