O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou novas restrições para conter avanço da Covid-19 em pronunciamento transmitido pela televisão, 31 de março
O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou novas restrições para conter avanço da Covid-19 em pronunciamento transmitido pela televisão, 31 de março| Foto: THOMAS COEX / AFP

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta quarta-feira, 31, um novo lockdown nacional, na tentativa de frear o aumento de novos casos de Covid-19 e a disseminação de variantes do coronavírus, informa a Associated Press. A medida entrará em vigor no próximo sábado, 3 de abril, e deve durar um mês. O funcionamento de escolas e comércios não essenciais fica suspenso durante o período. "Esta é a melhor solução para desacelerar o vírus", disse o presidente.

Segundo ele, nenhuma região da França está fora de risco, por isso, as medidas de restrição que estão em vigor no entorno de Paris serão estendidas a todo território francês, inclusive o toque de recolher entre 19 horas e 6 horas. Macron afirmou ainda que 44% das pessoas internadas em unidades de terapia intensiva (UTI) têm menos de 65 anos.

"Nas próximas semanas, iremos acelerar ainda mais o número de doses que estamos recebendo e nos tornaremos gradualmente a primeira região do mundo em termos de produção de vacinas", prometeu o presidente francês. Segundo levantamento da universidade americana Johns Hopkins, a França já registrou mais de 4,6 milhões de casos confirmados de Covid-19, além de mais de 95 mil mortes. Até a segunda-feira (29), 11,5% da população do país já havia recebido pelo menos uma dose da vacina contra a doença.