A jornalista filipina Maria Ressa, uma das ganhadoras do Nobel da Paz 2021.
A jornalista filipina Maria Ressa, uma das ganhadoras do Nobel da Paz 2021.| Foto: EFE/EPA/Francis R. Malasig

A filipina Maria Ressa, que ganhou com o russo Dmitry Muratov o Prêmio Nobel da Paz, afirmou neste sábado que a honraria é um "alento" para os profissionais de imprensa de todo o planeta, em meio a condições cada vez mais inseguras. Ressa ainda afirmou ter expectativa de que o Nobel também ajude que o público reconheça que "as redes sociais destroçaram a verdade".

"Os algoritmos estão nos dividindo", afirmou a profissional de imprensa, que criticou a falta de filtro para 'fake news' e mensagens de ódio em ferramentas como o Facebook. Ressa foi vítima de diversos ataques nas redes sociais e também de perseguição na justiça, devido as denúncias contra a política antidrogas do governo das Filipinas, presidido por Rodrigo Duterte.

O regime do país asiático, inclusive, não emitiu qualquer comentário sobre o anúncio da jornalista como uma das vencedoras do Prêmio Nobel da Paz. "Isso é o que acontece quando você cruza a linha e pressiona alguém", afirmou a profissional de imprensa.

Ressa enfrenta sete processos na justiça, sendo acusada por sonegação de impostos e desrespeito às leis de propriedade de imprensa, tendo sido condenada em junho de 2020 por difamação em meios virtuais. Por esse último caso, a jornalista pode ser sentenciada a uma pena de seis anos de prisão. O caso está em processo de apelação, e ela não sabe se será autorizada a viajar para Oslo, onde deverá receber o Nobel, no dia 10 de dezembro.