Medida permitirá aos cidadãos ucranianos com um aparelho de celular com sistema operacional Android receberem um aviso antes das ações russas
Medida permitirá aos cidadãos ucranianos com um aparelho de celular com sistema operacional Android receberem um aviso antes das ações russas| Foto: KAREN BLEIER/AFP

A companhia americana Google anunciou, nesta sexta-feira (11) o início da implementação de um sistema de alertas para ataques aéreos na Ucrânia, que permitirá aos cidadãos do país com um aparelho de celular com sistema operacional Android receber um aviso antes das ações. A iniciativa foi adotada a pedido do governo ucraniano e complementará outros dois sistemas atuais de alerta que já existem no território do país invadido pelos russos.

O aparato foi criado a partir da adoção de um mecanismo de baixa latência, usado para informar sobre o registro de terremotos. O sistema, que já começou a ser implementado, estará plenamente operacional "nos próximos dias", segundo informou o vice-presidente de engenharia da Android, David Burke.

Entre outras medidas anunciadas pela Google está a permissão para que proprietários de hotéis de países vizinhos à Ucrânia indiquem no perfil comercial se oferecem alojamento gratuito ou desconto para refugiados ucranianos. Além disso, as empresas locais poderão publicar nos perfis corporativos se oferecem algum serviço às pessoas que estão fugindo da Ucrânia.

Na Polônia, a Google utilizará seus "espaços e recursos" para ajudar as pessoas afetadas, além de ter colocado as instalações que mantém em Varsóvia à disposição das ONGs do país. A empresa também tem limitado as recomendações e funcionalidades de meios de comunicação financiados pelo governo da Rússia.