O governador do Texas, Greg Abbott, retirou o mandato da máscara estadual em 2 de março de 2021 e disse que estava autorizando a abertura de empresas restritas por causa da pandemia de coronavírus.
O governador do Texas, Greg Abbott, retirou o mandato da máscara estadual em 2 de março de 2021 e disse que estava autorizando a abertura de empresas restritas por causa da pandemia de coronavírus.| Foto: Joel Angel JUAREZ / AFP

O governador republicano do Texas, Greg Abbott, disse nesta terça-feira (2) que planeja abrir o estado “100%” na próxima semana, a partir de quarta-feira (10).

Abbott emitiu uma ordem executiva que rescindiu muita das ordens anteriores com medidas mandatórias para contenção do contágio. A partir da semana que vem as empresas podem reabrir totalmente e a obrigatoriedade de máscaras também está revogada.

O governador, porém, alertou que o vírus “não desapareceu de repente” e que a Covid-19 “ainda existe no Texas”, mas as “hospitalizações reduzidas e as práticas seguras aplicadas pelos texanos fazem com que os mandatos não sejam mais necessários”. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acredita que a medida foi “um grande erro”.