O primeiro-ministro francês Jean Castex deve deixar o cargo em breve
O primeiro-ministro francês Jean Castex deve deixar o cargo em breve| Foto: EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

O governo da França anunciou por engano a renúncia do primeiro-ministro Jean Castex, por meio de um comunicado publicado em seu site neste sábado (14), um equívoco que foi corrigido após alguns minutos.

"O primeiro-ministro Jean Castex apresentou a renúncia de seu governo ao presidente da República, Emmanuel Macron", dizia a mensagem, segundo vários meios de comunicação locais. A sede do governo, no Palácio Matignon, reconheceu que a publicação da declaração se deveu a um "erro de manipulação informática que não deveria ter ocorrido", informou a emissora de rádio pública France Info.

De qualquer forma, a França aguarda de forma iminente a renúncia do governo, embora não esteja prevista até pelo menos segunda-feira, quando se espera que o nome do próximo primeiro-ministro seja anunciado.

O segundo mandato de Macron começou oficialmente hoje, mas a renúncia do Executivo e a formação do novo governo foram adiadas por alguns dias. Macron já havia adiantado na última segunda-feira em Berlim, durante sua primeira viagem ao exterior após sua reeleição em 24 de abril, que já decidiu quem será seu próximo primeiro-ministro, mas que não o anunciaria naquele momento.