No fim de semana, apoiadores do governo estiveram no Parque Central de Havana para se manifestar favoravelmente ao regime
No fim de semana, apoiadores do governo estiveram no Parque Central de Havana para se manifestar favoravelmente ao regime| Foto: Ernesto Mastrascusa/EFE

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez, descreveu a convocação de uma manifestação pacífica para esta segunda-feira (15), declarada ilegal pelo governo do país, como uma "operação fracassada".

Até por volta de 17h (horário local; 19h de Brasília), nenhum grupo de manifestantes tinha sido visto nas ruas de Havana, e nenhum vídeo de grandes protestos em outras cidades do país foi divulgado em redes sociais, apesar de muitos cubanos descontentes terem declarado a intenção de ir em massa às ruas para exigir uma mudança de rumos políticos em Cuba.

A capital conta com uma forte presença policial em quase todos os cruzamentos, parques e praças. Já ativistas da oposição denunciaram detenções, prisões domiciliares e outras intimidações para não deixar os protestos se concretizarem.