incêndio beirute
Bombeiros libaneses tentam apagar um incêndio que eclodiu na área portuária de Beirute, em 10 de setembro de 2020.| Foto: ANWAR AMRO/AFP

Uma grande coluna de fumaça densa e preta se ergueu no céu de Beirute nesta quinta-feira (10), depois que um incêndio atingiu um depósito de óleo e pneus na área do porto da capital libanesa – menos de 40 dias depois da megaexplosão que matou 190 pessoas na cidade e deixou cerca de 300 mil desabrigados. Os bombeiros ainda trabalham para apagar as chamas. As autoridades não informaram o que causou o incêndio, mas disseram que uma investigação será aberta.

Nenhuma morte foi relatada e não houve risco de explosão, segundo a Cruz Vermelha do Líbano. Contudo, alguns moradores, traumatizados com o incidente de 4 de agosto, resolveram sair de Beirute. Dois dias antes, outro incêndio, de pequenas proporções, tinha sido registrado na zona portuária. E na semana passada, o exército libanês informou que havia encontrado mais 4,35 toneladas de nitrato de amônio nas proximidades do porto - material que, segundo as autoridades, foi removido da área e levado a um local seguro.