O presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, fala a jornalistas após sessão da Assembleia Nacional em Caracas, 13 de agosto de 2019
O presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, fala a jornalistas após sessão da Assembleia Nacional em Caracas, 13 de agosto de 2019| Foto: Federico Parra / AFP

O líder opositor venezuelano Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por mais de 50 países, nomeou nesta terça-feira (13) o engenheiro químico Carlos Jordá como diretor executivo da Citgo, a filial da empresa estatal venezuelana de petróleo PDVSA nos Estados Unidos. A empresa opera sob ataques legais após os Estados Unidos terem imposto sanções contra a matriz PDVSA.

A Citgo cortou laços com a PDVSA no começo deste ano após o anúncio das sanções do governo Trump. Os diretores da empresa que eram leais a Maduro foram expulsos e substituídos em fevereiro por um quadro nomeado pela Assembleia Nacional, o parlamento de maioria opositora.

Guaidó também anunciou a formação de uma comissão para renegociação da dívida pública. "Esta comissão é para proteger a Venezuela, para protegê-la do endividamento feito indiscriminadamente pelo regime", afirmou o presidente interino.