Vacina da Sinopharm no setor de embalagem da sede da Sinopharm em Pequim, durante uma turnê de mídia organizada pelo Escritório de Informação do Conselho de Estado (SCIO) em 26 de fevereiro de 2021. Imagem ilustrativa.
Vacina da Sinopharm no setor de embalagem da sede da Sinopharm em Pequim, durante uma turnê de mídia organizada pelo Escritório de Informação do Conselho de Estado (SCIO) em 26 de fevereiro de 2021. Imagem ilustrativa.| Foto: Noel Celis / AFP

Um grupo de hackers apoiados pelo Estado chinês lançou um ataque cibernético a dois fabricantes indianos de vacinas, informou o grupo de ciber-inteligência Cyfirma à Reuters.

Segundo o jornal local The Bharat Express News, o grupo de hackers chinês APT10, também conhecido como Stone Panda, identificou lacunas e vulnerabilidades na infraestrutura de TI e da cadeia de suprimento de software de dois fabricantes de vacinas contra o coronavírus o Bharat Biotech e o Serum Institute of India (SII), o maior fabricante mundial de vacinas.

O executivo-chefe da Cyfirma, Kumar Ritesh, afirmou que “a verdadeira motivação [do ataque] é obter propriedade intelectual e uma vantagem competitiva sobre as empresas farmacêuticas indianas”. Nem as empresas, nem os governos envolvidos comentaram o incidente até o momento.