israel hezbollah
Soldados israelenses abrem o portão da base militar israelense de Har Dov em 23 de julho de 2020, no Monte Hermon, um posto avançado estratégico e fortificado na encruzilhada entre Israel, Líbano e Síria| Foto: JALAA MAREY/AFP

O Hezbollah está aumentando sua atividade no sul do Líbano no que parece ser uma preparação para um ataque de larga escala na fronteira norte de Israel, afirmou Sarit Zehavi, especialista em defesa e diretora da organização israelense Alma Research and Education Center, nesta terça-feira (22).

Recentemente as Forças de Israel descobriram novos túneis do grupo terrorista na região e um levantamento do instituto Alma identificou 28 pontos de lançamento, armazenamento e produção de mísseis de médio alcance do Hezbollah localizados em áreas densamente habitadas no Líbano, inclusive nas proximidades da capital Beirute. De acordo com o Alma Research and Education Center, o grupo terrorista apoiado pelo Irã acredita que usando esta tática estará protegido de ataques das Forças de Defesa de Israel.

Usando um "escudo humano", o Hezbollah busca incapacitar uma resposta de seus inimigos, como Israel, que faz distinção entre os combatentes e a população civil a fim de não matar pessoas inocentes. Segundo Sarit, que já foi membro das Forças de Defesa de Israel, acredita-se que o Hezbollah tenha mais de 100 mil mísseis e foguetes escondidos, inclusive em estruturas civis, que serão usados para atacar Israel.