emirados árabes unidos israel
Delegação que foi de Tel-Aviv a Abu Dhabi no primeiro voo comercial direto entre os países| Foto: Heidi levine/AFP

Na manhã desta segunda-feira (31), autoridades israelenses e americanas partiram no histórico primeiro voo comercial direto entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, marcando a normalização das relações entre os dois países. O avião de uma companhia aérea israelense saiu de Tel-Aviv com destino a Abu Dhabi e sobrevoou o espaço aéreo da Arábia Saudita pela primeira vez, outro momento histórico.

"Pela primeira vez, uma aeronave registrada em Israel sobrevoará a Arábia Saudita e, após um voo sem escalas de Israel, pousará nos Emirados Árabes Unidos", disse o capitão da aeronave, Tal Becker, segundo o jornal Times of Israel. "Estamos todos entusiasmados e esperamos mais voos históricos que nos levarão a outras capitais da região, levando-nos a todos para um futuro mais próspero".

O voo durou cerca de três horas e levou para a capital emiradense Jered Kushner, conselheiro sênior da Casa Branca e genro de Donald Trump, e Meir Ben-Shabbat, conselheiro de Segurança Nacional de Israel, entre outras autoridades que participarão de reuniões de trabalho com lideranças dos Emirados "sobre uma série de questões antes da assinatura de acordos de cooperação nas esferas civil e econômica", segundo informou o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.