Pessoas protestam contra medidas de combate ao coronavírus impostas nos Países Baixos, em Haia, 18 de dezembro
Pessoas protestam contra medidas de combate ao coronavírus impostas nos Países Baixos, em Haia, 18 de dezembro| Foto: EFE/EPA/PHIL NIJHUIS

O governo da Holanda decretou neste sábado o confinamento da população e o fechamento de todas as atividades não essenciais no país, assim como de escolas e universidades. O novo lockdown tem início amanhã e deve permanecer em vigor até pelo menos 14 de janeiro.

As medidas são formas de tentar combater a propagação da variante ômicron do novo coronavírus e foram definidas em reunião de emergência entre os integrantes da cúpula do Executivo. Em entrevista coletiva, o primeiro-ministro interino, Mark Rutte, explicou que poderão seguir abertos estabelecimentos como supermercados, farmácias e postos de gasolina, enquanto restaurantes, cinemas, teatros e academias deverão parar atividades.

Além disso, também deverão fechar os salões de beleza e barbearias. Instalações esportivas fechadas também deverão suspender o funcionamento. O esporte ao ar livre será permitido, no entanto, em um horário limitado. Ficam proibidos eventos culturais, shows, entre outros, e o número de convidados para cerimônias ficará limitado a 100.

Ainda de acordo com as medidas anunciadas hoje, será permitido um número máximo de dois visitantes em cada residência por dia, com exceção do período de 24 a 26 de dezembro e da noite de réveillon, quando há autorização para quatro pessoas.

O chefe de governo do país falou em tom de lamento sobre "voltar mais uma vez ao confinamento" e destacou que a medida é "inevitável, pois a ômicron se propaga mais rápido do que se temia". Segundo Rutte, a variante será dominante no país, ou seja, responderá pelo maior número de novas infecções pelo novo coronavírus, ainda antes do fim deste ano.

Segundo o Instituto de Saúde Pública do país, nas últimas 24 horas, foram registrados mais 14.742 casos de infecção pelo novo coronavírus e 50 mortes por Covid-19. Nos hospitais, 2.373 pacientes estão internados com sintomas da doença, sendo que 637 ocupam leitos de UTI - além de 19 que foram transferidos para a Alemanha.