morte protesto portland
A polícia de Portland retém um homem que estava com a vítima de um tiro fatal enquanto ele reage minutos após o incidente em 29 de agosto de 2020 em Portland, Oregon| Foto: Nathan Howard/Getty Images/AFP

Conflitos violentos entre ativistas do Black Lives Matter (BLM) e uma caravana de apoiadores do presidente Donald Trump deixaram ao menos uma pessoa morta na noite deste sábado (29) em Portland, no Oregon. A polícia local informou que um homem foi baleado no peito e morreu no local. Os tiros foram disparados quando a maioria dos apoiadores de Trump já havia saído do centro da cidade. Não há nenhuma informação sobre o autor do assassinato.

Segundo relatos da imprensa de Oregon, próximo à vítima foi encontrado um "equipamento de camuflagem" com um patch de uma bandeira americana em preto e branco com uma linha azul no centro, símbolo que indica apoio à polícia. O homem também estaria vestindo um boné do grupo de direita Patriot Prayer, que já entrou em confronto com manifestantes em Portland em várias outras ocasiões, segundo um repórter da agência de notícias Associated Press. Contudo, esses detalhes não foram confirmados pela polícia.

Várias pessoas foram presas antes do tiroteio. As tensões escalaram quando os manifestantes do Black Lives Matter confrontaram os cerca de mil apoiadores de Trump que dirigiram até a cidade em cerca de 600 veículos. De acordo com a BBC, algumas dessas pessoas foram vistas jogando spray de pimenta nos ativistas antirracismo, que tentaram bloquear a passagem da caravana na cidade. Protestos antirracismo e tumultos estão ocorrendo em Portland desde a morte do afro-americano George Floyd por um policial branco, em 25 de maio.