Hugo Carvajal
Ditador venezuelano Nicolas Maduro e o major-general aposentado venezuelano Hugo Carvajal| Foto: PRESIDENCIA/AFP

A justiça da Espanha anunciou nesta segunda-feira (18) que vai extraditar o ex-chefe da inteligência militar da Venezuela Hugo Carvajal para os Estados Unidos. O ex-general, que fugiu para a Espanha em abril, é acusado por autoridades americanas de tráfico de cocaína.

Na decisão, a Alta Corte espanhola afirmou que havia "provas suficientes para justificar a extradição" e que houve "uma conduta contínua e organizada em relação ao tráfico de drogas praticada durante 20 anos que constitui o crime de pertencer a uma organização criminosa e de colaboração com uma organização terrorista".

Carvajal esteve à frente da Direção Geral de Contrainteligência Militar (DGCIM) de abril de 2013 até 16 de janeiro de 2014, quando foi nomeado cônsul em Aruba. Lá, ele foi protagonista de uma crise diplomática ao ser preso em 24 de julho de 2014. Quatro dias mais tarde foi liberado. Retornou à Venezuela onde recebeu honras de "herói da pátria". Em uma entrevista com o jornalista Jorge Ramos, em 25 de fevereiro, Maduro renegou o ex-general e chegou a dizer que o tirou do governo assim que assumiu a presidência. "Botei-o fora por sua má conduta", disse o ditador.