Primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán
Primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán| Foto: Marco Bertorello / AFP

O governo da Hungria está oferecendo um empréstimo de 10 milhões de florins (equivalentes a cerca de R$ 129 mil) a casais casados que eles não precisam devolver se tiverem pelo menos três filhos. O dinheiro está disponível por meio de um programa que teve início em julho. O empréstimo pode ser gasto como o casal decidir e é livre de juros.

Como outros países da União Europeia, a Hungria sofre com a falta de mão-de-obra, já que muitos trabalhadores deixam o país em busca de um salário melhor. O primeiro-ministro Viktor Orbán pretende combater a queda demográfica do país impulsionando a taxa de natalidade das famílias húngaras, e não com a entrada de imigrantes. "Nós não precisamos de números, mas de crianças húngaras", ele disse em discurso sobre o Estado da Nação em fevereiro, segundo a imprensa europeia.

Alguns dos critérios para que um casal possa se beneficiar do programa são: eles devem ser casados; um dos dois deve estar em seu primeiro casamento; a esposa deve ter entre 18 e 40 anos de idade; um dos dois deve ter pago contribuições sociais nos últimos três anos.