Mohsen Fakhrizadeh
Membros das forças iranianas carregando o caixão do importante cientista nuclear morto, Mohsen Fakhrizadeh, durante sua cerimônia fúnebre na capital do Irã, Teerã| Foto: DIVULGAÇÃO/MINISTÉRIO DA DEFESA IRANIANO/AFP

A imprensa estatal iraniana afirmou nesta segunda-feira (30) que uma arma de fabricação israelense, controlada por satélite, foi usada no ataque que matou o cientista nucelar Mohsen Fakhrizadeh, considerado por agências de inteligência ocidentais como a mente por trás de um programa nuclear iraniano secreto.

Um canal de TV estatal do Irã, apresentado em inglês, citou uma fonte anônima para indicar que uma arma foi recuperada no local do incidente e que ela continha "o logotipo e as especificações da indústria militar israelense". Outro canal iraniano, em idioma árabe, fez alegações semelhantes, mas nenhum apresentou evidências. No domingo, a Fars News havia noticiado que o ataque foi feito à distância, usando uma metralhadora com controle remoto acoplada a um carro sem nenhum agente humano no local. A informação, porém, não foi confirmada pelas autoridades do Irã.

O ministro de Inteligência de Israel, Eli Cohen, disse a uma emissora de rádio nesta segunda-feira que ele não sabe quem é o autor do ataque.