irã incêndios
TV estatal iraniana IRIB mostra bombeiros combatendo incêndio na fábrica de barcos Delvar Kashti Bushehr| Foto: IRIB NEWS AGENCY / AFP

Pelo menos sete embarcações foram incendiados no porto de Busherh, no sul do Irã, informou a imprensa estatal do país nesta quarta-feira (15). A agência de notícias Irna afirmou que as chamas já foram contidas e que nenhuma morte foi registrada. Ainda não se sabe o que causou o incêndio.

O caso se soma a incidentes semelhantes que têm ocorrido no país recentemente, aumentando as especulações sobre uma possível campanha de sabotagem ao regime iraniano. Um dos que chamou mais atenção foi uma explosão na estação de enriquecimento nuclear de Natanz. Mas nos últimos dias também foram registrados incêndios em uma zona industrial na cidade de Mashhad e em uma instalação petroquímica em Mahsahr, e ainda uma explosão de cilindros de gás no porão de um prédio em Teerã. As autoridades iranianas investigam a possibilidade de que sejam ataques de forças estrangeiras ou de grupos da oposição.