Incêndio na Bolívia
Bombeiros trabalham para apagar um incêndio nos arredores de Robore, província de Santa Cruz, no leste da Bolívia| Foto: Divulgação/Governo da Bolívia/AFP

A Bolívia anunciou nesta quarta-feira (21) a criação de um gabinete de emergência ambiental e a contratação um avião cisterna Boeing 747 Super Tanque para controlar os incêndios florestais que atingem o departamento de Santa Cruz há dias. Cerca de meio milhão de hectares na província de Chiquitos haviam sido atingidos pelo fogo até o início da semana e nesta quarta-feira três grandes focos se reativaram devido aos ventos. O Super Tanque, que tem capacidade de 75 mil litros água, chegará ao país na sexta-feira e começará os trabalho nesta zona. Em terra, mais 800 militares, policiais, agrônomos e veterinários se juntarão aos 1.200 que já estão trabalhando para conter o fogo. O governo boliviano também está se organizando para distribuir água para consumo humano nas regiões mais atingidas.

Para organizações ambientalistas, as causas dos desastres estão relacionadas à decisão do governo de ampliar a fronteira agrícola e pecuária, em aliança com os setores agropecuário, agroindustrial e de assentamentos relacionados ao partido do presidente Evo Morales. Segundo o site Infobae, nesta semana Morales defendeu as queimadas controladas por pequenos produtores. "Se não chaquean (queimam) do que vão viver?", perguntou.