Protesto no Chile termina em violência
Manifestantes entram em conflito com a polícia de choque durante um protesto contra o governo em Santiago, em 26 de novembro de 2019| Foto: CLAUDIO REYES/AFP

Um hotel tradicional de La Serena, no norte do Chile, foi saqueado e incendiado nesta terça-feira (27). De acordo com a publicação Bio Bio, 50 pessoas encapuzadas entraram no Hotel Costa Real e destruíram os móveis. Eles também teriam agredido e assaltado as pessoas que estavam no prédio, segundo testemunhas ouvidas. O incêndio ocorreu pouco depois, no segundo andar. De acordo com o Corpo de Bombeiros, sete pessoas foram resgatadas do hotel.

A onda de violência também ressurgiu em outras regiões do Chile. Foram bloqueadas várias estradas de Santiago e das regiões de Bíobio e de Valparaíso. Na capital, manifestantes encapuzados tiveram que ser dispersados pela polícia depois de tentarem invadir o Palácio La Moneda, segundo o jornal La Tercera. Ônibus foram incendiados e uma policial foi baleada no ombro esquerdo (ela não corre risco de vida). Em Antofagasta, uma delegacia de polícia foi atacada por 12 horas, resultando em 19 policiais feridos, segundo informou a rede BioBio.

O governo do presidente Sebastián Piñera disse que a noite de violência desta terça-feira foi muito semelhante à "sexta-feira negra", em 18 de outubro, quando os protestos começaram no país. De acordo com o La Tercera, o governo intensificou os contatos com a oposição para que se dê celeridade à tramitação de projetos de segurança.